Sobre o Blog

Pôr todas as "cores" na Educação


    Sempre busquei aprender através do acesso e utilização das produções culturais. Bem, na verdade, tudo começou mesmo lá atrás, no 7° ano do Ensino Fundamental quando um professor me apresentou as músicas de Renato Russo. "O Brasil é o país do futuro", dizia ele em 1965 (Duas Tribos) - música do álbum As quatro estações de 1989 da Legião Urbana - e eu já queria saber porque ele dizia essa frase com tanta ironia e ouvir as Quatro Estações de Vivaldi... Enfim, era assim que funcionava e funciona até hoje comigo: um conhecimento leva a busca de outro e assim vai! De lá pra cá, continuo essa busca incessante por conhecimento em  livros, peças teatrais, exposições e saraus, nas telas de Tarsila ou nos delírios de Dalí, passando pela música, animes japoneses até jogos de videogame e redes sociais por aí a fora... Tudo está interligado, é só procurarmos nas brechas, atualmente então, tudo está bem mais fácil, acessível...

     Miscelânea Pedagógica nasceu do meu amor pela Educação, da minha vontade de mostrar ao mundo que é possível aprender e educar vivendo o mundo. Quando falo em viver o mundo, estou querendo dizer que devemos levar para a sala de aula, para o cotidiano escolar, logo para a vida dos educandos, a vida contida nos diversos tipos de produções culturais existentes, sejam eles antigos ou contemporâneos, pois é preciso educar nossos alunos para além do mercado de trabalho, é preciso prepará-los para a vida, e prepará-los de modo prazeroso. Para isso, temos uma gama infinda de possibilidades - pretérito, presente e futuro - para fazermos uma Miscelânea Pedagógica útil, produtiva e divertida, usando e abusando da interdisciplinariedade em todas as produções culturais: música, teatro, cinema, TV, pintura, games, livros, documentários, filmes, fóruns, exposições entre tantos meios, basta nós, educadores, estarmos dipostos a apresentar de forma coerente e responsável estes universos para os nossos educandos!

      Para além dos livros didáticos e seminários tradicionais - É preciso pensar e repensar a Educação eternamente, pois ela deve mudar constantemente conosco. Não é possível cruzarmos os braços mediante a tanto descaso com a Educação em nosso país. É difícil? É, eu sei! Vivo nesta "corda bamba" há algum tempo e não é preciso fazer um doutorado para perceber a situação caótica que a Educação Brasileira vive: Salários ridículos, jornada de trabalho desumana, sala de aula lotada, poucas oportunidades para a formação continuada, descaso do Estado e da sociedade em geral, desvalorização profissional - tanto na rede pública, quanto na privada, tanto dos alunos, quanto dos responsáveis por eles... Mas foi isso que escolhemos e não podemos agora querer que nossos alunos paguem por nossa escolha: não é deles a culpa! Ou então seria melhor mudarmos de profissão não é mesmo?! É preciso fazer algo, por menor que seja a iniciativa de cada um, é preciso que elas existam. Que erremos, que tentemos milhares de vezes, mas jamais poderemos desistir! Querendo ou não, também somos responsáveis.


"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
O pequeno Príncipe (1943), de Antoine de Saint-Exupéry.


     Eu acredito na educação. E espero com este blog poder ajudar e reunir tantos outros educadores que assim como eu amam sua profissão e querem, de alguma maneira, fazer a diferença. Esta é a minha tentativa!



► Objetivos específicos do blog:
  • Através de comentários pessoais - fazendo recomendação - sobre determinada produção cultural (filme, música, livro, poesia, jogo, etc.), apontar os assuntos que podem ser trabalhados pedagogicamente a partir desta;
  • Dissertar sobre temas referentes à Educação (acessar categoria Coluna Educação);
  • Compartilhar meus trabalhos com os profissionais da área (aulas, planos de aulas, atividades, projetos educacionais, webquests, etc.);
  • Divulgar eventos, campanhas, sites, blogs, cursos, concursos, enfim, iniciativas que envolvam, de um modo geral, educação e cultura de forma que sejam interessantes para educadores e educandos.



         Bem, muitíssimo obrigada pela atenção. Espero que tenha gostado deste espaço e queira junto comigo fazer parte dessa Miscelânea Pedagógica!

Seja bem-vindx à Miscelânea Pedagógica!


Com carinho,
Érica de Campos.