domingo, 7 de outubro de 2012

Entrevista para o Canal Futura: Making of!





  No dia 4 de outubro  a equipe do Jornal Futura fez uma visita à minha turminha, afim de conhecer o que tenho feito misturando o audiovisual com a Educação Infantil em minhas práticas em sala de aula.

  Tudo começou quando o Canal Futura estava fazendo uma reportagem sobre a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, que sabendo que tenho usado o audiovisual em sala como proposta para ampliar o trabalho pedagógico, entrou em contato comigo perguntando se eu queria dar uma entrevista para o Jornal Futura, como ex-aluna deles. Claro! Topei na hora! Falei com a Direção e entramos em contato com a SME/RJ, que liberou a ida da equipe pra assistir uma aula minha usando o audiovisual.

  Com as devidas autorizações de imagem dos pequenos em mãos, chegou o dia. Todos ansiosos, eu e toda a equipe do EDI Renan de Souza Leal, que recebeu muito bem a novidade e torceram pra que tudo funcionasse bem, me acalmando principalmente!

  Muita apreensão até a chegada da equipe que demorou um pouco pra achar nosso EDI. Mas enfim eles chegaram! E a criançada ficou super a vontade, o que me surpreendeu, pois achava que eles iam ficar muito agitados com a presença de uma câmera em sala. O que me deixou toda orgulhosa e feliz, pois vi que a conversa que tivemos antes, sobre o que iria acontecer, sobre a presença da equipe do Canal Futura querer  conhecer a gente e como são nossas aulas, funcionou muito bem. A verdade é que eles adoraram e participaram bastante da aula, o que foi muito positivo.

  Como já mencionei aqui no blog, gosto muito de trabalhar com com o audiovisual para além do mero entretenimento. E especificamente  em relação aos curtas animados, acredito que além da linguagem da animação ser por si só um super atrativo e facilitador para a aprendizagem prazerosa, estes sejam excelentes ferramentas de trabalho em turmas de Educação Infantil, uma vez que é difícil prender a atenção de crianças nessa faixa etária por mais de trinta minutos sem interrupção.

  Para essa aula escolhi como tema a ser trabalhado o trânsito, uma vez que já estava começando um trabalho com eles sobre meios de transporte, achei que funcionaria bem já fazer uma ponte com o tema. Lembrei logo de uma animação que tinha guardado que problematiza muito bem o trânsito nosso de cada dia, e mesmo sem nunca ter passado esse curta para a turma (e eu nem imaginar se realmente ia funcionar com eles), resolvi ouvir minha intuição e arriscar.

  Pois bem, o curta de animação escolhido para nortear a aula foi "A ilha", de Alê Camargo (2008), que é um curta muito bem humorado que retrata as dificuldades que podemos passar em uma sociedade com o trânsito cada vez mais caótico.

  Assistimos o curta e não poderia ter sido melhor. As crianças se identificaram na hora. Se assustaram, se emocionaram, torceram para que Edu (personagem) conseguisse atravessar a rua, dançaram junto, riram em suas tentativas falhas e vibraram quando enfim Edu atravessou a rua. A interação foi muito grande!
























Assistam "A Ilha", de Alê Camargo (2008):




  Após assistirem o curta, a gente conversou. Aproveitei bem as partes em que as crianças mais se identificaram e algumas cenas do curta para problematizar situações do cotidiano, tais como: "Por que ele não conseguia atravessar a rua?", "Quando podemos atravessar a rua?"; "Ele conseguiu atravessar a rua?"; "Demorou muito ou foi rápido?"; "Como ele conseguiu atravessar?"; "Alguém o ajudou?"; "Quem sabe o que é semáforo?"; "Que cor apareceu no semáforo para ele atravessar a rua?"; "Que cor do semáforo indica que os carros podem passar?"; "Os carros não pararam em cima daquelas faixas brancas na rua, alguém notou?"; "Para que serve a faixa de pedestres?"; entre outras, dependendo do que era dito pelas crianças.

  Depois que todo mundo já sabia bem pra que que servia o semáforo, partimos para construir um nosso.  Aproveitando também para trabalhar cores e formas geométricas. Dividi a turma em grupos e assim o confeccionamos com cartolina, tinta guache e restos de EVA:
  • 01 Retângulo de cartolina: pintura com tinta guache preta
  • 03 círculos: colagem com EVA picado (vermelho, amarelo e verde - uma para cada círculo)

  Enquanto confeccionávamos nosso semáforo, com a ajuda indispensável das minhas AAC's Andreia e Telma, partimos para as entrevistas. Primeiro fui eu e depois as crianças, quase todas falaram um pouquinho, mas a maioria ficaram muito tímida frente ao microfone, demorou mas alguns resolveram falar sobre o que aprenderam na aula.





  Após as entrevistas o pessoal do Canal Futura se despediu da criançada. Eles foram super gentis e simpáticos e também adoraram as crianças. Foi uma manhã super divertida e produtiva, aposto que ninguém mais vai esquecer esse dia tão diferente...

  Na parte da tarde partimos para montar nosso semáforo. Escolhemos um lugar e lá fomos nós enfeitar nossa parede com mais um trabalhinho. Todo mundo já sabia o que era semáforo e pra que serviam suas cores; todo mundo já sabia o que era círculo e o que era retângulo. Então fomos assistir mais uma vez o curta (na verdade algumas vezes! Todo mundo pedia bis!) e se divertir com a história do Edu.


Agora estamos ansiosos para ver a entrevista no Jornal Futura. 
Assim que for ao ar, divulgo aqui!

2 comentários:

  1. Nossa, Érica, que maravilha de trabalho! Parabéns e continue com essa garra. Regina/Rioeduca/5ªCRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força Regina!!! Apareça por aqui sempre que quiser! Abraços.

      Excluir