sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Trabalhando com Curtas Animados - Vazio e Cheio


  Uma das minhas melhores e divertidas ferramentas para pesquisar para planejar minhas aulas é o YouTube, onde raramente não encontro material que tenha haver com os conteúdos que pretendo trabalhar. Assisto o material e vou conectando este com os possíveis conteúdos que posso aplicar em sala, baixo o que me interessa e espero a oportunidade para trabalhar com as crianças.

   Geralmente procuro curtas animados, pois acredito que além da linguagem da animação ser por si só um super atrativo e facilitador para a aprendizagem prazerosa, estes sejam excelentes ferramentas de trabalho em turmas de Educação Infantil, uma vez que é difícil prender a atenção de crianças nessa faixa etária por mais de trinta minutos sem interrupção.

   Dessa vez o curta animado escolhido foi "Pacifier", de  Konstantin Bronzit (Rússia - 1993), com 1min e 03 seg, a animação fez um verdadeiro sucesso na minha turminha. Rola bis toda hora! Vejam o que acham dele:





    Antes de assistirmos o curta, quis aguçar o raciocínio deles usando bexigas coloridas. Enchendo-as e esvaziando-as, observamos juntos o que acontecia no processo, o que acredito ter facilitado em parte o entendimento das crianças quando assistiram o curta.

   Com essa aula, além de trabalhar o conteúdo central CHEIO/VAZIO proposto pela aula, pude trabalhar também em cima de questionamentos e observações que surgiram e deram margem a temas diversos, entre eles: Cores (Quais as cores das chupetas?); Gênero (masculino - quando notaram que "Ele tá pelado!");
Posição - em cima/embaixo (Onde o bebê joga areia?); Verdadeiro/falso e resolução de problemas (O que aconteceu quando um bebê tirou a chupeta do outro? Qual bebê era verdadeiro? Por que?).

   Também foi possível trabalhar tamanho; Dentro/fora (ar tirado do ambiente - fora, colocado para dentro - pulmão, e colocado na bexiga - dentro); Leve/pesado (ao brincar com as bexigas e sentir seu peso); Aplicação de força e jeito (ao colocar o ar para dentro) na hora de encher as bexigas.

    Enfim, filosofamos bastante e depois nos divertimos ainda mais enchendo bexigas para brincar!


Curtam a nossa aula!

Filmagem



Fotografias

Enchendo as bexigas...






E brincando com elas...



6 comentários:

  1. Sucesso!!! Este trabalho foi maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata! Seu apoio é muito importante! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Uauu, adorei a atividade!! Parabéns!! Vou utilizá-la em sala!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia! A intenção do blog é esta mesmo, compartilhar ideias para que utilizem e ampliem as experiências. Se puder conte depois como foi... Abraços!

      Excluir