quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto "Vovô Patativa"


    Em junho deste ano pude, com o apoio da Direção do EDI em que trabalho e com a ajuda de minhas auxiliares - Telma e Fátima - pude elaborar e executar um projeto que construí junto a minha turminha com muito empenho e que nos rendeu uma riquíssima experiência: O Projeto Vovô Patativa nos proporcionou uma viajem ao mundo de Patativa do Assaré e consequentemente um mergulho em parte do universo da Cultura Nordestina.

  Muitos me olhavam espantados quando dizia que estava trabalhando Patativa - "Quem é esse?!" - perguntavam com olhos arregalados... E minhas crianças hoje o reconhecem em qualquer lugar. A mãe de uma aluna minha (Fátima, mãe de Anny) me contou, com orgulho da filha, que andando nas ruas com a menina, de repente esta diz desesperada: "Olha o Vovô Patativa! O Vovô Patativa! É o Vovô Patativa mãe!!!". Tratava-se de um senhor bem parecido com Patativa do Assaré, de chapéu e óculos escuros... Por essas e outras, que batizei o projeto de "Vovô Patativa". E é por isso que estou compartilhando aqui o relato de nossa aventura. Espero que gostem e que a partir de então muitos diálogos possam surgir e ideias possam ser realizadas!

*É possível também encontrar meu relato dessa experiência no Banco de Relatos do site Curta na Escola.



“Projeto Vovô Patativa” 



"A reação do nosso filho ao trabalho realizado com a obra de Patativa do Assaré foi bastante interessante, pois Pedro chegou em casa falando sobre o assunto, nos pediu para buscar vídeos na Internet sobre o “Vovô” Patativa e acompanhou algumas músicas dos vídeos que conseguimos achar. 
Nós, enquanto pais achamos muito bom o interesse do Pedro e o reflexo sobre o assunto foi bem rápido. Esperamos novo trabalho despertando nosso pequeno para a nossa cultura tão rica e diversificada e infelizmente pouco valorizada por nós brasileiros." Silvia, mãe de Pedro



   A minha ideia surgiu quando eu soube do concurso "Procura-se um Professor-Autor!", onde a proposta era escrever relatos de experiências com a exibição dos filmes do DVD Coleção Curta Na Escola – Literatura Brasileira em salas de aula. E se existe uma coisa que eu adoro, é trabalhar com curtas em sala de aula, e minha diretora, Renata Albudane, que sabe bem disso, sugeriu que eu participasse. Daí, pesquisei sobre o concurso e dentre os curtas que estavam disponíveis escolhi "Patativa": tudo haver com o momento que estávamos prestes a viver - As festividades juninas! Tive que deixar de lado o que eu já havia programado, que era trabalhar Luiz Gonzaga e fomos mergulhar em Patativa do Assaré!

   Comuniquei as minhas auxiliares, que toparam na hora e no dia seguinte já foram trazendo sugestões para trabalharmos, inclusive a de trabalharmos a música "Vaca Estrela e Boi Fubá" (ideia de Fátima). Fiz umas pesquisas e além do documentário animado "Patativa", de Ítalo Maia (2001), adicionei mais ainda dois curtas animados com a mesma temática - "Cabra da Peste", de Cledinaldo Nogueira (Projeto Ceará Animado) e "O aniversário de Patativa", de Luiza Falcão (Associação Mundo Animado das Artes), e um vídeo produzido pelos alunos da Escola Municipal Maria Isabel (Assaré CE) da música "Vaca Estrela e Boi Fubá", todos encontrados no YouTube.



►Objetivos:

   A partir da exibição do documentário animado "Patativa", partindo posteriormente para a exibição de outras duas animações - "Cabra da peste" e o "Aniversário de Patativa", pude aguçar o imaginário das crianças fazendo-as refletir e absorver parte da realidade do artista Patativa do Assaré: Qual é o seu nome? Porque ele é chamado com o mesmo nome de um pássaro? Como é esse pássaro (trabalhando características das aves)? Como é e sua relação com o ambiente onde vive? E sua casa, suas características físicas e vestes? Como ele fala (trabalhar variações linguísticas e preconceito linguístico)? O que ele faz (profissão e cotidiano)? Qual a sua história (eu, identidade, família)? O que ele tem para nos contar? E entre outros questionamentos e observações, incluindo as das crianças, fazer um link direto com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá", trabalhando gênero dos animais (macho e fêmea), animais úteis,  animais mamíferos, quantidade (nº de patas), cores (branco e marrom), além de expressão corporal e ritmo.

   Unindo todos esses elementos do universo da obra de Patativa do Assaré, todos as atividades do projeto buscaram ainda trabalhar a Cultura Nordestina na música e na oralidade (rimas e ritmos), na dança, nas cores, características marcantes que devem ser (re)conhecidas e valorizadas em meio a nossa cultura tão rica e diversificada, de forma a exterminar um possível olhar preconceituoso sobre a linguagem e ou cultura nordestina no futuro.


►Disciplinas/Conteúdos:

  • Linguagem Oral e Escrita: Variações Lingüísticas; Rima; Nome próprio; Interpretação textual (audiovisual e música); Oralidade.
  • Matemática: Cores (marrom, branco, azul, laranja e preto); Quantidades; Tamanhos. 
  • Ciências Sociais e Naturais:  Diversidade Cultural - Cultura Nordestina; Paisagem natural e modificada; Tipos de casa; Vestimentas; Família; Ser vivo (nascimento, vida e morte);  Animais (mamíferos, úteis, gênero). 
  • Corpo e Movimento: Dança (forró); Imitação (Vaca e Boi). 
  • Música: Ritmo e reconhecimento (forró). 
  • Artes Visuais: Coordenação Motora fina - Recorte, colagem e pintura; Caracterizações. 

►Duração:

  • 5 semanas - De 01 de junho à 07 de julho


►Atividades:

  • Assistimos ao curta "Patativa" e fui verificando a reação das crianças;

 

  • Assistimos novamente, mas desta vez, durante a exibição, fui fazendo observações e respondendo a questionamentos de acordo com as expectativas delas: "Quem é ele?", "O que ele está fazendo?", "Ele toca violão?", "A casa dele é longe?", "Ele era o bebê?", "Agora ele está vovô!" "Ele canta!", "Tem uma vaca e um boi no céu!", "Ele está plantando!", "Tem cerca lá!". Ao esclarecer e acrescentar em suas observações, fomos juntos construindo um imaginário a respeito daquela história;
  • Imaginário construído, parti p/ esclarecer o nome: Pedindo para que eles repetissem "Patativa do Assaré" e depois de rirem e acharem estranho expliquei a origem desse apelido, a história resumida (na linguagem deles) de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que ele foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro explicando que era chamado assim por conta do seu belo canto comparado às Patativas (aves) e que Assaré é o nome de sua cidade que fica no Ceará, ainda dizendo que ele nasceu a muito tempo, no dia 5 de março de 1909 e que também já morreu (está no céu), no dia 8 de julho de 2002;
  • Aproveitando o tema morte e vida de Patativa parti para um link com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá", e com o curta "O aniversário de Patativa", onde ele aparece no céu junto a outros personagens da cultura nordestina, a Vaca Estrela e ao Boi Fubá festejando seu centenário. Com mais estes elementos, eles puderam compreender melhor o porquê da vaca e do boi "no céu" do curta, expliquei que esta música era do Patativa. 


  • Para abordar novamente sobre as patativas, usei o curta "Cabra da Peste" onde ao fundo, no céu de Assaré, enquanto Patativa recita sua poesia, aparecem patativas voando (trabalhando ainda quantidade, contando as patativas junto com eles ao pausar o vídeo). Chamando a atenção deles para esse fato, pude explicar a eles que aquelas aves eram patativas e retomei sobre a história do nome do artista trabalhado, expondo depois imagens da ave (trabalhando as características das aves);
Assistindo o documentário e conhecendo a patativa (ave).

  • Em uma atividade, cada um fez seu Patativa c/ uma patativa nas mãos (pintura e colagem);

  • Ouvimos muitas vezes a música "Vaca Estrela e Boi Fubá" enquanto confeccionávamos um painel da "Vaca Estrela" c/ "Boi Fubá" junto ao Patativa (recorte e colagem: sobras de EVA recortados, grãos de canjica, milho, feijão, e outras sementes), e o montamos juntos na porta da nossa sala para a comunidade escolar ver. Orgulhosos de nosso painel, combinamos ainda, como tarefa, deles contarem aos seus responsáveis a história do Patativa e do nosso painel; que foi um sucesso total!






























  • Com duas caixas de papelão, dois lençóis, muitas cores e os pezinhos e mãozinhas da criançada, confeccionamos nossa "Vaca Estrela" e nosso "Boi Fubá", trabalhando conteúdos como gênero dos animais (macho e fêmea), animais úteis, animais mamíferos, quantidade (nº de patas), cores (branco e marrom). Brincamos muito com a "Vaca Estrela" e o "Boi Fubá", que seriam usados posteriormente em nossa apresentação;























  • E claro, em meio as atividades, sempre tirávamos um tempinho para ensaiar com a música "Vaca Estrela e Boi Fubá", para a apresentação da turma no Arraiá do nosso EDI, que aconteceu no dia 07 de julho e recebeu o título de "Forró do Vovô Patativa", onde eu me transformei em "Vaca Estrela", Telma (AAC) se transformou em "Boi Fubá" e Fátima (AAC) se transformou em um carismático "Vovô Patativa". Levamos o nosso painel e ficamos muito orgulhosos do resultado! *Hoje em dia, a "Vaca Estrela", o "Boi Fubá" e o "Vovô Patativa" fazem parte da decoração de nossa sala.




Confiram abaixo a nossa apresentação:




►Avaliação/Sobre a experiência:

   A experiência não poderia ter sido melhor. Primeiro foi uma baita surpresa a reação das crianças: todas amaram o Patativa e o adotaram chamando-o carinhosamente de "Vovô Patativa" - que deu nome ao projeto! Por várias vezes eles pedem: "Coloca o desenho do Vovô Patativa!".

   Além disso, compreenderam bem, segundo o universo deles, que aquela realidade mostrada no curta é bem diferente da nossa sem desvalorizá-la. Achando curioso e divertido,comentam: "Lá não tem prédio."; "O Vovô Patativa tem que plantar e tirar leite da Vaca Estrela né?". Ainda sobre a arte do Patativa: "O Vovô gosta de tocar violão e cantar a música da Vaca Estrela e do Boi Fubá", ou sobre a história: "Quando ele era pequeno a mãe dele pegava ele no colo." ou "A casa dele não era de tijolo não?".

   Puderam compreender também o fato do Patativa ser cantor e poeta, dele compor músicas - "O Vovô gosta de tocar violão sentado naquela cadeira que balança!" ou "Todo mundo gosta de ouvir o Vovô cantar na fogueira né?". E isso tudo acabou de certa forma gerando uma certa "militância" pró Vovô Patativa. Por exemplo, quando o curta terminava todos batiam palmas e gritavam "Vovô Patativa, Vovô Patativa!", ou quando colocamos o painel na porta da nossa sala eles fizeram questão de mostrar e dizer a todos os que passavam quais eram os personagens - Vaca Estrela e Boi Fubá (que eram "namorados") e que eles eram do Vovô Patativa que tinha feito uma música para eles e daí cantarolavam: "♪ ê ê ê ê Vaca Estrela, ô ô ô ô Boi Fubá... ♫"... Foi realmente encantador ver como eles adotaram de fato o Patativa como sendo mais um vovô deles.

   Com muita conversa, observações e ações, introduzir o mundo do Patativa e essa pequena parte da Cultura Nordestina (músicas, ritmos e oralidade) foi uma experiência muito gratificante, já que, para nosso sucesso, houve uma adesão em massa da turma, o clima ficou bem propício à aprendizagem e eles puderam ter contato com essa riquíssima arte produzida por Patativa do Assaré de maneira lúdica, prazerosa. E eu com a riquíssima experiência da construção do conhecimento da minha turminha. Ou seja, o Projeto teve uma espécie de vida própria e acabou se apropriando da gente, passou a fazer parte do cotidiano da nossa turma. Pois até hoje, e imagino que até o fim do ano letivo, eu escutarei por muitas vezes e com muito orgulho:

"Tia, bota o desenho do Vovô Patativa?!"


►Vídeos do Projeto "Vovô Patativa" no YouTube:


14 comentários:

  1. Parabéns Erica, mais um belo trabalho com a sua marca de qualidade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fiquei muito feliz com o resultado dessa experiência, com tudo o que nasceu com nosso "Vovô Patativa"; aprendemos muito... E outras já estão acontecendo! Em breve dou notícias! bjão!

      Excluir
  2. Eu vi o projeto acontecer e presenciei o encantamento das crianças, foi realmente um sucesso e a equipe está de parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata! Mas sem o aval da Direção nada disso seria possível! XD Bjim!

      Excluir
  3. Adorei! A construção coletiva, o debulhar novos conhecimentos e assim o fenomeno da aprendizagem autônoma e libertária.Vida!Celso S. Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, seu comentário é um daqueles que anima a gente, que nos faz sentir orgulho e ter certeza de que estamos trilhando um caminho certo! Obrigada por sua presença neste espaço. Espero poder vê-lo por aqui sempre! Abraços!

      Excluir
    2. Érica, o Celso S. Filho é Professor, Ex-diretor da Escola ao lado do nosso EDI, ele era diretor na época que estudei lá e minhas irmães também, ele conhece minha mãe que trabalhava com ele. Um amigo querido!!!! Sua opinião é de extrema importância, pois é um militante pela Educação de qualidade! Obrigada Professor Celso!!!!

      Excluir
    3. Ih, fiquei toda boba agora! rsrsrs Mais um motivo então pra continuar em frente! XD

      Excluir
  4. Adorei. Parabéns pelo trabalho e pode ter certeza que vem contribuindo na formação do meu "pequeno cidadão". Silvia mãe do Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, você também faz parte disso!!! Obrigada por sua presença e parceria. Bjão!

      Excluir
  5. Olá, me chamo Mario e tive contato com seu projeto intitulado "Vovô Patativa" no youtube, e fiquei feliz de saber que ainda existem professores que trazem a cultura popular nordestina para dentro de uma sala de aula. Sou bisneto de Patativa e fui avisado por uma tia do ceará sobre esse projeto, acabei por dar uma de curioso e fui tentar pesquisar no youtube e acabei encontrando. È importante levar uma cultura que quase não é conhecida e valorizada, mas que é um alicerce para a conexão inicial do pobre com a Literatura, seja ela qual for. Ainda mais em uma sociedade que é atingida diariamente com a doença da indústria cultural, que gera alienação e falta de cultura. Um beijo e obrigado por essa atitude de estímulo as crianças cariocas.

    ResponderExcluir
  6. Mário, muitíssimo obrigada por seu carinho. Não imagina o quanto fiquei feliz e emocionada com seu contato. É muito gratificante saber que você, sendo bisneto do Patativa curtiu o projeto e também defende a valorização e divulgação da cultura nordestina. Esse projeto me trouxe muitas alegrias e é por essas e outras sinto que estou no caminho certo! E mais uma vez, obrigada pelo retorno e força! Espero te ver sempre por aqui. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. O retorno do trabalho bem feito é simplesmente, fantástico!

    ResponderExcluir