quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lápis Encantado: Encontrando a poesia - WEBQUEST

(WebQuest criada por Érica de Campos.)




A Poesia nos encanta
E encantados, enfim, podemos nos encontrar. 


    Esta WebQuest pode ser aplicada a partir do 1°ano do Ensino Fundamental, podendo ser feitas adaptações de acordo com as características de cada turma.  Sendo interdisciplinar (abrangendo as disciplinas Português, Educação Artística e Informática Educativa) foi criada com o intuito de se poder buscar, encontrar, aprender e sentir um pouco mais a poesia que existe em cada parte, a poesia que existe em cada um de nós...

    Não foi criada para definir o que é poesia, mas sim, para aprender sobre poesia: ler e pensar sobre o que lemos, imaginar e sentir o que se viu ou escutou. Nesta WebQuest busca-se juntos (professores e alunos) uma forma própria de se introduzir a poesia em nossas vidas, de viver a poesia; seja de que maneira for despertarmos a poesia em nós: uns descobrirão prazer maior em lê-las, outros em recitá-las, alguns em ouvi-las, outros mais em criá-las ou ilustrá-las... Quem saberá o que pode vir a acontecer?!

 
Capa do livro Lápis Encantado de Léo Cunha
    Nesta WebQuest o livro Lápis Encantado (de Léo Cunha, com ilustrações de Graça Lima) será usado como passaporte para este encontro. É um livro muito gostoso de se ler, composto de vinte poemas sobre cores elaborados com linguagem leve, bem-humorada e atraente, principalmente, para leitores iniciantes. O autor explora o tema procurando retratar sensações, imagens, sons e sentimentos que as cores provocam nas pessoas. Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa! Venha participar deste encontro!

    O objetivo final desta WebQuest pretende, além de criar uma motivação maior para a leitura em si, que cada um de nós aprenda um pouco mais sobre poesia e que muitos de nós, ou todos, se apaixonem por ela e encontre a melhor maneira de senti-la. Pois, a poesia pertence e está em todos os lugares, em todos nós.


"A poesia não é de quem a escreve, mas de quem a usa." 
Pablo Neruda (1904 - 1973)





Clique no link abaixo para visitar e participar desta WebQuest:  


Para saber o que mais sobre WebQuest clique neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário